Mais um dia de visita aos incríveis museus de NY. No nosso 8° dia na cidade, em 08.03.2019, sexta-feira, pegamos a linha F do metrô na Queensbridge Station (21st Street) e saltamos na 63rd Street/Lexington Street, onde trocamos para a linha verde, sentido Uptown, e saltamos na 86th Street.

Chegamos ao Guggenheim Museum de Nova York!
Caminhamos alguns quarteirões e logo chegamos ao Guggenheim Museum de Nova York, cujo prédio “futurista” foi projetado pelo arquiteto Frank Lloyd-Wright em homenagem ao idealizador e fundador deste museu, Solomon Robert Guggenheim, empresário e colecionador de arte norte-americano que viveu entre os séculos XIX e XX.
- Nova York Dia 10: The Cloisters Museum no último dia de viagem
- Nova York Dia 09: Brooklyn, D.U.M.B.O., One World, Central Park, Whitney Museum
- Nova York Dia 8: Guggenheim Museum e Neue Galerie
- Nova York Dia 7: MoMa, Estátua da Liberdade e Columbia University
- Nova York Dia 6: The Metropolitan Museum of Art


Há unidades do museu também na Espanha, Guggenheim Bilbao, nos Emirados Árabes Unidos, Guggenheim Abu Dhabi e na Itália, Guggenheim Veneza (coleção Peggy Guggenheim, sobrinha de Solomon). O de nova York foi inaugurado em 1959, e abriga o melhor da arte moderna: Kandinsky, Picasso, Brancusi, Mondrian, Kupka, Modigliani, Chagall, Pissarro. A visita ao Guggenheim complementa a feita ao MOMA, para os que apreciam arte moderna.







O design do edifício é um deleite a parte: o visitante vai percorrendo as galerias que estão posicionadas em corredores em espiral. Sem perceber, vamos chegando até o topo do prédio, todo branco por dentro e por fora.
Exposição da artista sueca Hilma af Klint
No dia de nossa visita, além do acervo permanente, o Guggenheim abrigava uma exposição dos trabalhos da artista sueca Hilma af Klint, intitulada Paintings for the Future. Hilma é um expoente do abstracionismo e, para outros, sua pintura revela práticas ocultistas.

Pinturas para o Futuro
“É que a artista acreditava que sua obra tinha inspiração no mundo espiritual, e deixou determinado em testamento que só fosse exibida ao público 20 anos após sua morte, entendendo que a sociedade da década de 40 não estava apta a interpretá-la. “

Em 1966, os parentes de Hilma (ela não deixou descendentes) desencaixotaram as telas e instituíram uma Fundação para preservar o acervo, que ganhou fama mundial. Daí no nome da exposição: Pinturas para o Futuro.

Da lanchonete, é possível tomar um lanche com vista para o Jacqueline Kennedy Onassis Reservoir, imenso lago que pertence ao Central Park.
Parada para Almoço – Dean & Deluca
Saindo do Guggenheim, dobramos algumas esquinas e, na Madison Avenue, almoçamos na delicatessen Dean & Deluca, famosa pelas inúmeras opções de comidinhas prontas que ficam na vitrine e são aquecidas e servidas ao visitante.

Neue Galerie – Nova York
A região ainda nos reservava uma inigualável atração: a Neue Galerie, que abriga nada mais nada menos que sete obras do pintor austríaco Gustav Klimt (que não é parente de Hilma Klint!), entre elas “O Retrato de Adele Bloch-Bauer“, a famosa “Dama Dourada”.

Senta que lá vem história!!!
Durante a Segunda Guerra Mundial, cinco obras de Klimt foram retiradas pelo exército alemão da residência da família Bloch-Bauer, entre elas o retrato de Adele, moça da sociedade vienense que o artista retratou em 1907. A tela, que levou 4 anos para ser finalizada, foi recuperada por Maria Altmann, sobrinha de Adele, após batalha judicial com o governo austríaco. Em 2006, passou a integrar o acervo da Neue Galerie, museu em mansão totalmente dedicado à arte germânica.
O filme “A Dama Dourada” retrata fielmente a querela por esse retrato
O retrato de Adele Bloch-Bauer tem importância artística porque, além de tudo, reflete o estilo desenvolvido por Klimt por influência de visitas à Itália, onde apreciou a arte das igrejas bizantinas, ricas em ouro e pedrarias. Klimt transpôs tal estilo para a pintura, tornando-se um ícone da modernidade.
“Além das magistrais telas de Klimt, o visitante da Neue Galerie tem a chance de conhecer um bom acervo de Egon Schiele e suas linhas fortes, Oskar Kokoschka, e esculturas e artes decorativas alemãs e austríacas do período compreendido entre 1890 e 1940.”
O palacete que sedia a Neue Galerie foi concebido pelo mesmo arquiteto que projetou a NYC Public Library. Foi habitado por Mrs. Cornelius Vanderbilt e pelo Instituto de Pesquisas Judaicas. Em 1994, o milionário Ronald S. Lauder, juntamente com o amigo Serge Sabarsky, o adquiriram e, por compartilhar o gosto pela produção artística germânica, instituíram a galeria.

Madison Square – Sony Center, Flatiron Building, Eataly
Como fazia um pouco menos de frio nesse dia (cerca de -1), aproveitamos para pegar o metrô em direção ao Flatiron District, região que havíamos explorado debaixo de chuva em dia anterior. A data coincidia com 8 de maio, Dia Internacional da Mulher, e o Empire State, avistado de lá, trazia iluminação cor-de-rosa.
Na Madison Square, tentamos visitar o Sony Experience Center, que estava fechado para um evento privado.
Fim do dia em New York
Terminamos a noite batendo perna na região, comprando souvenieres na loja de um simpático mexicano e visitando a loja da Amazon da 34th Street. Jantamos um legítimo hambúrguer e descemos a Broadway até a Times Square.
Visitamos o Hard Rock Café New York e ficamos observando o fluxo gigantesco de turistas naquela região que mais parecia iluminada pela luz do dia com tantos letreiros. Voltamos caminhando até a 42nd Street, onde pegamos a linha F de volta ao hotel.
Agora é sua vez, comente!
FOTOS: Não deixe de conferir todas as fotos que tiramos nos 10 dias de Nova York, no nosso Flickr exclusivo EUA.
Texto de Letícia Carvalho, edição e publicação de Cristiano Morley
Crédito fotos: Cristiano Morley
Casal de mineiros de Belo Horizonte, que acredita que viajar é um jeito divertido de conhecer outras culturas, com muita fotografia, mapas riscados, planos feitos, além de vários contos e diários conquistados e compartilhados. Este post, como todos do blog, não é patrocinado e reflete exclusivamente a opinião pessoal dos autores.
E-mail: cidadesdeouturora@gmail.com
Siga @cidadesdeoutrora
Instagram | Facebook | Twitter | Youtube | Flickr | Flickr EUA
:: Os comentários publicados são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião deste blog. Observando que não são permitidas mensagens com propagandas ou conteúdos ofensivos e desrespeitosos. ::
- Nova York Dia 10: The Cloisters Museum no último dia de viagem
- Nova York Dia 09: Brooklyn, D.U.M.B.O., One World, Central Park, Whitney Museum
- Nova York Dia 8: Guggenheim Museum e Neue Galerie
- Nova York Dia 7: MoMa, Estátua da Liberdade e Columbia University
- Nova York Dia 6: The Metropolitan Museum of Art
Estou tentadíssimo para ir a NY! Mais uma vez, obrigado pelas dicas!
CurtirCurtir
Alessandro, mais uma vez obrigada por nos acompanhar! Em breve vamos postar o roteiro do décimo dia e te adianto que a atração escolhida representa um pedaço do velho mundo na América! Aguarde e confie, rsrsrs! Super abraço da Letícia!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ah, ótimo!!!! No aguardo! 🙂🙂🙂
CurtirCurtir