Nova York, capital do Mundo! Primeiro Dia!

Partimos em viagem em 28 de fevereiro com destino a Nova York, no voo noturno da Avianca Brasil – um dos últimos operados pela companhia aérea nessa rota , tendo transcorrido todo o traslado dentro de absoluta normalidade, em Airbus A-330 super novo e confortável mesmo para quem, como nós, voa de econômica.

Aeroporto John Kennedy, JFK – Air Train

Após cerca de 9 horas de voo desembarcamos no terminal 4 do Aeroporto John Kennedy, JFK, onde com facilidade pegamos o AirTrain – sistema de trens conectado ao metrô que permite acessar facilmente a ilha de Manhattan e demais conexões ferroviárias.

Seguindo as placas a partir da área de desembarque, logo chegamos à plataforma do Air Train e embarcamos no sentido Jamaica, que é uma estação “hub” onde é possível pegar as linhas E, J e Z. O pagamento do ticket do Air Train, ao custo de 6 dólares mais 1 dólar pelo cartão, é feito após desembarcar, na estação Jamaica.

Esta estação é integrada ao ponto de desembarque do Air Train e, após pagar pelo traslado feito vindo do aeroporto, passa-se na catraca e adentra-se a Jamaica, onde compramos o ticket do metrô propriamente dito (2,75 dólares o passe).

Já no primeiro dia compramos nossos Metrocards nas máquinas de autoatendimento da estação. Pode-se comprar também nos guichês das estações, diretamente com o atendente. Ao custo de 33 dólares (1 dólar pelo cartão, que é recarregável), é possível comprar viagens ilimitadas de metrô e ônibus por 7 dias, a contar do primeiro uso, até a meia-noite do sétimo dia. Há também a opção de viagens ilimitadas por 30 dias, mas não era esse o nosso caso.

Pegamos a linha E (que segue para Manhattan) e depois baldeamos para a linha F, que nos deixaria a alguns metros de nosso hotel, na Queensbridge Station. Optamos na hospedagem pelo Best Western Plus Plaza, situado na 21st Street, em Long Island City. Na verdade, os hotéis em Manhattan costumam apresentar preços consideravelmente superiores aos praticados pelos de Long Island City (não confundir L.I.C. com Long Island, que é uma região bem mais distante), Brooklyn e Queens e, de modo geral, não oferecem café da manhã. Assim, contando com a facilidade do metrô a uma quadra e meia, e com o farto café da manhã servido, ficamos com o Best Western e não nos arrependemos em nenhum quesito.

Check-in feito, Rockfeeler Center e região!

Fizemos o check-in e logo corremos para começar a explorar a cidade, com altas expectativas. Fazia 2 graus Celsius negativos, que por lá são medidos em escala Fahrenheit.

Nossa primeira vista da cidade foi o Rockefeller Center, que é um complexo de lojas, praça de alimentação, escritórios (o prédio é muito alto e conta com o famoso mirante Top of the Rock), etc., que pode ser acessado inclusive via estação do metrô (o metrô mantém várias linhas circulando logo ali no subsolo do edifício, o que nos dias gelados que pegamos, ajuda muito).  Nessa altura do fim do inverno, o rink de patinação ainda estava montado, e muitas pessoas se divertiam ali.

Rockfeller Center
Rockefeller Center

Almoçamos no Rockefeller Center e visitamos algumas lojas icônicas nas suas imediações, como Nintendo Store, Fao Schwarz (com o famoso piano no chão, mostrado no filme Quero Ser Grande), livraria Barnes e Nobles, etc.

Visitamos também a Catedral de San Patrick, maravilhosa construção em estilo neogótico que enfeita a 5th Avenue. A igreja é tão bonita, que merecia estar em destaque em uma esplanada, apenas ladeada de jardins. Contudo, são imensos edifícios que a cercam, dificultando a fotografia do local e abafando sua beleza. Coisas da supervalorização do metro quadrado na região.

Catedral de São Patrick
Catedral de São Patrick
Catedral de São Patrick

Caminhamos até o Bryant Park, onde ainda havia pista de patinação e estava ainda ativa a Winter Village – espécie de praça de alimentação em uma grande tenda transparente. No dia seguinte voltaríamos para explorar a NYC Public Library, icônica biblioteca que aparece nos mais diversos filmes e seriados. Nos embrenhamos pelo Whole Foods, logo ali em frente, um mix de “supermercado” com empório e delicatessen que serve comidas prontas e vende os mais diversos produtos. Pelo que observamos, é grande o trânsito de novaiorquinos no local, seja para fazer refeições ou comprar e levar pra casa.

Biblioteca Pública de Nova York
Bryant Park
Bryant Park

No restante da tarde aproveitamos para percorrer a 5ª Avenida no sentido norte, passando pela Trump Tower, Tiffany & Co., e outros “pontos de interesse” inacessíveis para os nossos bolsos.

Jantamos no restaurante da Barilla na rua 52, entre 5ª e 6ª Avenidas (excelente opção para saborear uma massa deliciosa ou pizza a preços justos), e demos mais um giro na região, passando pelo Radio City Music Hall. Caminhando de volta ao Rockefeller Center, procuramos a entrada do metrô para voltar para o hotel. Os acessos internos do metrô pelo prédio estavam fechados, não sabemos se devido ao horário ou se devido a manutenções. Mas felizmente descobrimos que a estação 47 Street/Rockefeller Center possui outros acessos pelas ruas das imediações.

Rockefeller Center

Agora é sua vez, comente!

Texto de Letícia Carvalho, edição e publicação de Cristiano Morley

Crédito fotos: Cristiano Morley

Casal de mineiros de Belo Horizonte, que acredita que viajar é um jeito divertido de conhecer outras culturas, com muita fotografia, mapas riscados, planos feitos, além de vários contos e diários conquistados e compartilhados. Este post, como todos do blog, não é patrocinado e reflete exclusivamente a opinião pessoal dos autores.

E-mail: cidadesdeouturora@gmail.com 

 Siga @cidadesdeoutrora

Instagram | Facebook | Twitter | Youtube | Flickr | Flickr EUA

:: Os comentários publicados são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião deste blog. Observando que não são permitidas mensagens com propagandas ou conteúdos ofensivos e desrespeitosos. ::

Deixe um comentário!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s