Roma à vista

Piazza di Spagna - Vista de cima

Veneza, 03 de dezembro de 2014 – Dia 10

Acordamos às 3 horas da madrugada, para deixarmos o hotel e fazermos uma pequena caminhada até o cais San Marco, onde pegaríamos o catamarã Alilaguna 40 minutos depois, com destino ao aeroporto Marco Polo – tudo isso porque nosso voo para Roma estava marcado para as 6 da manhã.

Brasileiros, traumatizados e desconfiados que somos com a violência, sentimos medo de fazer a pequena caminhada com bagagens madrugada afora, em uma cidade pitoresca em um país que não é o nosso, mas devemos dizer que foi tudo muito tranquilo: as ruas estavam vazias e em paz, a não ser pelos pombos e pelos funcionários da municipalidade que já estavam trabalhando para a colocação dos passadiços que são sempre movidos e removidos conforme a variação da tábua de marés (invasão da cidade pelas águas).

Desembarcamos em Roma no aeroporto Leonardo da Vinci, que fica um pouco afastado da cidade. Pegamos um ônibus no aeroporto que nos deixou na estação Termini, como que uma rodoviária e estação de trem central de Roma. De lá, um taxi nos deixou no nosso hotel, o Anahi, localizado a poucos metros da Piazza del Popolo. Melhor localização, impossível. Ali estávamos também bastante próximos da estação de trem Flaminio, e a poucas paradas do Vaticano.

Piazza del Popolo

Fizemos o check-in e saímos para almoçar. Comemos no restaurante indicado pelo hotel, Antica Osteria, 5 min a pé até Via Angelo Brunetti, um bom prato de rigatoni ao molho de bacon e tomates, acompanhado de batatas coradas. Curiosamente, fomos servidos por um garçon chinês, mas asseguramos que o estabelecimento é puramente italiano. Satisfeitos, deixamos o restaurante e fomos explorar a cidade.

Pegamos uma e outra rua e já estávamos na famosa Piazza di Spagna, com sua escadaria e a igreja Trinitá dei Monti, que estava com a fachada coberta para reforma. Subimos a escadaria e saímos na via del Babuíno, e nos deixamos levar pelo fluxo.

Piazza di Spagna

A partir de um pequeno mapa, conseguimos chegar ao Panteão, que fica na praça da Rotonda, de bastante movimento. A entrada ao Panteão é franca. Em seu interior chama a atenção a abertura no teto, que propicia a passagem de luz e ar. Lá estão sepultados alguns notáveis italianos, como o Rei Vittorio Emanuele II, responsável pela unificação italiana, e o grande mestre do Renascimento Rafael Sânzio.

Fontana di Trevi

Panteão – Roma
Panteão – Roma

Seguimos nosso passeio e paramos em uma modesta lanchonete para comer um pedaço de pizza al taglio (maneira de se vender recortes de pizza ao peso e medidos pelo cliente, muito comum na Itália).

Nesse trajeto, passamos pela Fontana de Trevi, que também estava coberta de andaimes para obras de conservação.  Mesmo assim, havia uma passarela estreita onde os turistas podiam atravessar e visualizar a poucos metros os entalhes da maravilhosa fonte.

A caminho do hotel, passamos pela via del Corso, badalada rua de comércio onde se encontram instaladas as principais grifes de alta costura mundial e também algumas boas lojas de departamento, como a H&M. Nosso hotel, em verdade, ficava localizado entre a via del Corso e a Via di Ripetta, dois points com muitas atrações. Bastante cansados da jornada, voltamos ao hotel para descansar.

Por Cristiano e Letícia, casal de mineiros de BH.

:: E-mail :: contato@cidadesdeoutrora.com :: Instagran: @cidadesdeoutrora

:: Os comentários publicados são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião deste blog. Observando que não são permitidas mensagens com propagandas ou conteúdos ofensivos e desrespeitosos. ::

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s