Série Viagem 360º | Na prática com um projeto de viagem

Freepik.com Designed by Rwdd_studios

Viajar é talvez um dos melhores investimentos que você possa fazer. Certamente a primeira ideia que surge à cabeça é de descanso. Muito se fala em experiência. Fato indiscutível. Mas há um item faltante na prateleira que pouca se fala, que é o aprendizado. Inerente a cursos, conquista de certificados ou por melhorar um desempenho o aprendizado está intrínseco ao verbo viajar. Tão substantivo à atividade o aprendizado pode vir em momentos distintos quando abordamos o ato de mover-se à algum destino pré-estabelecido, geralmente por um determinado tempo, seja próximo ou distante.

Ter a liberdade de buscar criar você mesmo seus destinos é a parte para muitos complexa, porém, a mais desejada quando se compara com possibilidades e custos. Agências de turismo ofertam inúmeras variações de locais e períodos, prometendo um pacote, bastando assinar e pagar as parcelas do investimento. Depois, aguardar a chegada do dia do voo ou do ônibus, e ao chegar no destino final, receber as orientações dos guias de turismo, prontos para passarem suas informações ao viajante incauto.

A liberdade de um projeto de viagem tem seus desafios, exige disciplina em tarefas que são terceirizadas em sua maioria ao agente de turismo. Mas a virtude está na beleza da matemática do jogo em questão, em poder montar a dedo cada etapa, cada parte, cada ponto de sua viagem. Irá exigir um básico de logística e comparação de preços, tendo um bom registro dos dados para planejar e um tempo prévio para isto. Você irá viajar tanto durante suas pesquisas que quando estiver no local acreditará ter estado lá anteriormente e ter aquela sensação de entender cada detalhe.

Muito diferente das informações detalhadas durante sua viagem, por profissionais do turismo, os guias locais, toda sua atenção estará voltada para aprender, reter conhecimento sobre um local quando de seu planejamento prévio. Ao invés disto, todo foco, pela ocasião de relaxamento e diversão, poderá estar dividido entre relaxar, se descontrair, tirar fotos, filmar, estar com amigos e familiares, conversar, observar e por último, ouvir e reter aquela informação tão preciosa in loco transmitida.

Há diversas vantagens em montar o seu plano de viagens, desde preço à encontrar locais não conhecidos pela maioria da população mundial. Você poderá ter acesso à comentários de pessoas que já foram, elogiam ou criticam cada parte do que pretende conhecer, desde restaurantes imperdíveis, hotéis, transportes e experiências, até encontrar o melhor cachorro-quente da Alemanha, que dizem, fica em Potsdam.

Este post é parte de uma série que busca incentivar o movimento pela Viagem 360º, aquela em que você é o piloto e passageiro.

Há adequações diversas do tipo de viagem e do viajante. Eu como outros, já estive através de pacotes turísticos fantásticos, que estão lá para facilitar aqueles em que o tempo é escasso para planejar e também para os que buscam mais segurança e menos riscos no traslado e período fora. Ou como o nome diz, “pacote”, algo já testado antes por outros, com vários itens reunidos e facilitados, além de uma possível economia.

Ainda para estes perfis podemos estender nosso conceito para uma dica de leitura de livros, guias, revistas e conversas com amigos sobre seu próximo destino. Muito além das dicas, que são inevitáveis, mas conhecer ao menos sobre a cidade, sua história e fatos, que o nosso amigo Google, certamente o levará ao site que a prefeitura terá colocado à sua disposição, com informações que irão te surpreender.

Para o próximo post da série abordaremos o tópico inicial de um planejamento, o Desk Research.

Até lá!

Crédito ilustração: Freepik.com – Designed by Rwdd_studios

Por Cristiano Morley, do casal de mineiros de Belo Horizonte, que acredita que viajar é um jeito divertido de conhecer outras culturas, com muita fotografia, mapas riscados, planos feitos, além de vários contos e diários conquistados e compartilhados.

:: E-mail :: contato@cidadesdeoutrora.com :: Instagran: @cidadesdeoutrora

:: Os comentários publicados são de responsabilidade integral de seus autores e não representam a opinião deste blog. Observando que não são permitidas mensagens com propagandas ou conteúdos ofensivos e desrespeitosos. ::

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s